terça-feira, 8 de novembro de 2011

Projeto Pixaim nas escolas em Cuiabá


Ação visa discutir discriminação racial na escola


Capa do "Livro Cabelo Ruim?"
O Projeto Pixaim volta a ser trabalhado em escolas da Capital. Desta vez por meio da ação “Trançando idéias na escola”, o projeto levará a educadores e alunos de quatro escolas da rede estadual e municipal de ensino de Cuiabá a discussão sobre a discriminação racial.
A meta é estimular a aplicação da Lei 10.639/03, que determina a inclusão no currículo oficial nas escolas da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Assim, espera-se fomentar no ambiente escolar a cultura de respeito às diferenças e de combate à discriminação racial, tendo em vista a dificuldade de professores e alunos em trabalhar o tema.
A ação prevê oficinas de leitura com o uso do livro “Cabelo Ruim?”, da jornalista Neusa Baptista, que serão ministradas a alunos e professores do segundo e terceiro ciclos do Ensino Fundamental, e oficinas de tranças afro nas escolas, abertas à comunidade.
As atividades começam nesta terça-feira (20) e na próxima (27), com a oficina de leitura para os professores da Escola Estadual Souza Bandeira, no bairro Shangrilá, à partir das 17 horas, dentro do espaço “Sala de Professor”. A oficina de leitura é realizada por Neusa Baptista. No dia 30 de setembro, no período matutino, será a vez dos professores da escola municipal Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Novo Colorado.

As atividades retornam em novembro, dentro do calendário de atividades do mês da Consciência Negra nas escolas. Nos dias 7 e 8, será atendida a escola municipal Maria Tomich Monteiro da Silva, no bairro Ribeirão do Lipa e, no dia 17, serão oferecidas atividades de leitura e tranças na escola Nossa Senhora Aparecida. Para novembro, também estão confirmadas oficinas na escola estadual Hermelinda de Figueiredo, no bairro Coophema.

Os professores também responderão a um questionário sobre relações raciais que integra um levantamento feito por Neusa Baptista sobre o tema.Além das oficinas, as escolas receberão kits do projeto, contendo o livro “Cabelo Ruim?” e bonecas negras. A ação é patrocinada pela Fundação Nacional de Artes (FUNARTE) do Ministério da Cultura por meio do edital Microprojetos da Amazônia Legal, e conta com o apoio do CTAD (Centro Terapêutico de Atenção Diária), da Federação dos Trabalhadores na Indústria de Mato Grosso e do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Mato Grosso.
SERVIÇO
Projeto Trançando Idéias na Escola
Início: 20 de setembro
Local: Escola Estadual Souza Bandeira
Horário: a partir das 17 horas.
Mais informações: (65) 9226 0944

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário