RITUDI ENÁRI - Oficina do saber – significa no linguajar Bororo “Fazer Arte”, que é uma forma interativa da passagem do conhecimento. Organizado e coordenado pelo Sr. Antonio João, indigenista do Museu Rondon com o objetivo de mostrar a riqueza cultural dos índios de Mato Grosso e de uma maior aproximação entre estudantes e indígenas. O que vem a somar e enriquecer em nosso projeto cultural sobre Cuiabá.
Programação:
* Exposição aberta a comunidade no período de 12 a 14/08/2009,
* Mostra de filmes com temática indígena,
* Histórias sobre costumes indígenas e educação ambiental.
* Oficinas arte fatual com grafismos indígenas.
* Exposição aberta a comunidade no período de 12 a 14/08/2009,
* Mostra de filmes com temática indígena,
* Histórias sobre costumes indígenas e educação ambiental.
* Oficinas arte fatual com grafismos indígenas.
A diretora Ana Batista, abre o evento falando da importância desse evento na vida dos alunos que serão privilegiados com tanta riqueza sem sair da escola, do quanto esse intercambio possibilitará na vida da comunidade escolar e ainda da oportunidade de vivenciar com os índios e suas culturas durante 03 dias.
Antonio João, indigenista do Museu Rondon fala desse encontro que o Museu está proporcionando entre índios e estudantes, da oportunidade de um maior relacionamento / convivência, do respeito pela cultura indígena, da ampliação do numero de aliados à causa indígena, do meio ambiente e do patrimônio histórico e arqueológico de Mato Grosso.
Luciano, Vanilson e Luciel: indios da tribo Umutina de Barra do Bugres / MT, falam da importância de estar levando a cultura dos seus povos até a escola, da mudança da visão preconceituosa sobre os indígenas, e da preocupação com a questão ambiental.
InterAção dos costumes:
Indígenas ensinando danças culturais aos alunos.
Indígenas ensinando danças culturais aos alunos.
Depois, se vestiram a caráter e aprenderam com Vanessa Diniz, os passos do Rasqueado Cuiabano.
Agora com as alunas Hermelinda, dançaram...
Nas Oficinas, foi ensinado sobre pinturas / grafismo e o significado de cada uma delas, sempre lembrando aos alunos do respeito pelos animais e pela natureza. Nas histórias foram contadas lendas, história dos povos indígenas, questão ambiental; como queimadas, extinção de animais, enfim, a falta de respeito do homem com relação à natureza.
Nos filmes foram mostrado a iniciação de um menino índio, costumes nas tribos,
Nos intervalos, aproveitavam para atualizar-se, utilizando o Laboratório de Informática da Escola.
Video RITUDE ENÁRI - Oficina do saber (todas as etapas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário