A eleição e posse do Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar (CDCE) para o biênio 2012/2013, conforme calendário estabelecido pela Portaria 473/2011, as unidades escolares devem se mobilizar para o pleito que definirá os novos membros do Conselho. Cada uma das 724 escolas devem ter um Conselhos composto, paritariamente, por profissionais da educação básica (50%) e por pais e alunos (também 50%), como previsto pela Lei 7.040 de 1998, que instituiu a gestão democrática nas unidades de ensino.
O Conselho é um organismo deliberativo e consultivo das diretrizes e linhas gerais desenvolvidas na unidade escolar.
A escolha dos representantes é um processo que ocorre 30 dias antes da eleição para diretores da rede estadual de ensino, programada para 13 de dezembro de 2011.
Representantes Funcionários |
Os novos membros do CDCE da Escola Profª Hermelinda de Figueiredo, irão compartilhar a gestão de uma unidade que atende a 520 estudantes.
Os princípios que fundamentam o processo de gestão democrática, evidenciam o respeito e a importância a participação da sociedade em busca de educação de qualidade.
Representantes pais |
“Cabe ao CDCE auxiliar em todos os encaminhamentos da gestão escolar. Não serve apenas para gerir os recursos financeiros.
Deve participar da análise de todas as avaliações, Saeb, Provinha Brasil, o Ideb, em busca de ampliar e melhorar a oferta de ensino”.
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