segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Conhecendo melhor a nossa cultura...

Atividades referente ao projeto "Raizes Culturais", desenvolvida pela turma do 3º ano (professora Helena) em aula de campo na casa do Artesão Cuiabá MT, aprendendo mais sobre a Viola de cocho...
Que é um instrumento musical encontrado nos estados de  Mato Grosso  e mato Grosso do Sul, no centro-oeste brasileiro. Recebe este nome por ser confeccionada em tronco de madeira inteiriço, esculpido no formato de uma viola e escavado na parte que corresponde à caixa de ressonância. 
Esse instrumento é feito da mesma maneira como se faz um cocho, objeto lavrado em um tronco maciço de árvore usado para colocar alimentos para animais na zona rural. Nesse "cocho" é afixado um tampo e as partes que caracterizam o instrumento, como o cavalete, o espelho, o rastilho e as cravelhas.










A Viola-de-Cocho foi reconhecida como patrimônio nacional, registrada no livro dos saberes do patrimônio imaterial brasileiro em dezembro de 2004.






Oficina, para aprender enfeitar o chapéu para dançar ou para tocar os instrumentos Cultural Cuiabano..







Trabalho final de cada um...








Uma paradinha para o lanche, degustar um bolo de queijo quentinho. Hummm!!! 





Postado por Monica Afonso (Facilitadora de Projetos - Lab. Informática)

Um comentário:

  1. Que aula de campo rica, nossa quanto conhecimento adquirimos hoje, as crianças além de conhecerem um pouco mais nossas raízes se divertiram muito. Foi maravilhoso.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário