domingo, 17 de julho de 2011

Arrastão de limpeza no pátio da escola

5º ano B (Profª Domingas) 1ª turma a desenvolver esta atividade - 
Alunos e professores na manhã de sexta feira (15-07-2011) promoveram um arrastão para a limpeza do pátio da escola, em busca de todo tipo de material que venha fazer mal a natureza e que possa reter água, com o objetivo de sensibilizar as crianças e toda a Escola de que a vida depende do meio ambiente. Incentivando a preservação do meio ambiente com os 4 R' s:

1º: Reduzir a produção de lixo e objetos desnecessários. Reduzir também significa usarmos produtos mais duráveis, controlarmos o uso excessivo de água, luz, gás, enfim, evitarmos qualquer tipo de desperdício.

2º: Reutilizar o que fabricamos e evitarmos o uso de “materiais descartáveis”, a menos que sejam necessários à proteção da nossa saúde. Desta maneira, devemos aproveitar roupas e móveis, trocar, vender e doar tudo aquilo que não tem utilidade para nós, mas pode ser usado por alguém.

3º: Reciclar os materiais usados para fabricação de novos produtos. Para que seja possível reciclar plásticos, vidros, metais e papéis, estes materiais precisam estar separados e em grande quantidade. Por isso é tão importante praticar a coleta seletiva.

4º: Repensar sobre nossos hábitos de consumo e repensar sobre as conseqüências que o consumo desenfreado gera em nosso planeta: esgotamento das reservas de água e minérios, poluição da água, do ar, do solo, além do agravamento das desigualdades sociais.

Importante lembrar que será efetuado um rodízio dando
 a oportunidade de todas as turmas participarem...
O presente trabalho consiste nas atividades que contemplam as orientações do “projeto que está sendo desenvolvido pelos 5º anos” e a crença numa educação afetiva e comprometida com a prática da cidadania.

A gravidade dos problemas ambientais pressupõe que  as medidas para diminuir os impactos negativos no ambiente natural e na sociedade devam ser tão rápidas quanto foi o avanço de nossa ação predatória.

Ressaltando que a aprendizagem e 
desenvolvimento de valores está 
no aprender fazendo. 
Entre essas medidas, o trabalho educacional é, sem  dúvida, um dos mais urgentes e necessários, pois atualmente, grande parte dos desequilíbrios está relacionada a condutas humanas geradas por apelos consumistas que geram desperdício, e pelo uso inadequado dos bens da natureza, como os solos, as águas e as florestas. Somos responsáveis diretos pelo que acontece à nossa volta e, a menos que mudemos nossos valores e nossos hábitos, não haverá saída.

Diante disso, além da formulação de propostas teóricas, da aprovação de leis e da introdução de novas diretrizes curriculares e orientações didáticas nos sistemas educacionais,  é necessário que haja mais acompanhamento e maior apoio ao que acontece dentro das escolas, no espaço das salas de aula. É lá que a educação realmente acontece e, quer sejam grandes ou pequenas ações, elas são extremamente necessárias.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Diálogo sobre as Tecnologias

Convergências das TICs e os novos "espaços" educativos na cibercultura.
Agradecemos a presença do profº Edevamiltom de Oliveira (Edy)  na nossa escola neste dia 30/06 em que veio estabelecer um diálogo conosco e muito nos incentivou a respeito do trabalho com tecnologia nesta escola.

Tecnologia esta, que está presente em nosso cotidiano, nas coisas mais simples e que precisamos contextualizá-la e utilizá-la a nosso favor, tornando nossas aulas mais envolventes e interessantes para os alunos, intervindo significativamente na aprendizagem.


O diálogo estabelecido provocou e renovou o ânimo aos trabalhos novos a serem realizados, expondo novos olhares e nos deixando claro o quanto a tecnologia está próxima e que sua utilização não é nunhum bicho de 7 cabeças.


"A esperança é cheia de confiança. É algo maravilhoso e belo, uma lâmpada iluminada em nosso coração. É o motor da vida. É uma luz na direção do futuro." (Convad de Meester)