terça-feira, 12 de abril de 2011

Tratamento e controle do Tracoma

I Oficina da Microrregião da Baixada Cuiabana “Implantação da Notificação, Investigação e Assistência ao Paciente com Tracoma”

O Escritório Regional de Saúde da Baixada Cuiabana – ERSBC/SES-MT em cumprimento às ações de relevância epidemiológica, eixo II, que integram a Programação das Ações de Vigilância em Saúde PAVS 2010-2011, elaborou a presente Oficina para dar início ao processo de Monitoramento da Situação Epidemiológica do Tracoma nos Municípios da Baixada Cuiabana, através das seguintes tarefas:

 busca ativa de tracoma em ambientes escolares;

 tratamento e controle dos casos e comunicantes.


A oficina foi realizada nos dias 05 e 06 de abril do corrente, na Escola de Saúde Pública, sendo que os escolares avaliados pertencem a Escola Estadual Profª Hermelinda de Figueiredo; ao final o procedimento foi estendido aos professores e demais funcionários. A clientela do evento foi profissionais de enfermagem de 7 municípios da Regional de Saúde da Baixada Cuiabana, cuja participação foi condicionada à capacitação anterior sobre a doença, ocorrida em 2008, no município de Barra do Garças.

O objetivo do evento é subsidiar e viabilizar a implantação da notificação, investigação e assistência ao paciente com tracoma na Baixada Cuiabana. O Ministério da Saúde propõe que essas ações sejam incorporadas à rotina da Rede Básica de Saúde, em substituição as convencionais campanhas.

O Tracoma é uma doença inflamatória dos olhos, causada por bactéria, Clamidia tracomatis. O tracoma crônico forma lesões que provocam o atrito da pálpebra com a córnea, podendo ocasionar a cegueira.


Sintomas:



Os olhos podem ficar vermelhos e irritados; lacrimejantes e com secreção; coçando; com sensação de areia; com intolerância à luz, no entanto em muitos casos a doença pode não apresentar sintomas.

Transmissão:

Ocorre por meio da secreção dos olhos com tracoma:

• de uma pessoa para outra, principalmente em ambientes coletivos, como escolas e creches;

• de objetos contaminados;

• de roupas de cama e lenços; - de toalhas.

Prevenção:

• lavar as mãos e o rosto várias vezes ao dia;

• não coçar os olhos;

• não usar toalhas ou lenços de outras pessoas;

• evitar dormir na mesma cama com várias pessoas.

Os fatores de risco claramente associados à ocorrência do tracoma são as baixas condições sócio-econômicas e ambientais. Saneamento básico, acesso a água potável e destinação adequada do lixo, são medidas importantes para evitar doença!

A escola possui 19 turmas nos dois períodos, com cerca de 500 alunos da educação infantil e ensino fundamental, com faixa etária de 06 a 14 anos. Segundo a gerente de Vigilância em Saúde, Dulcilene de Souza Strobel “Muitas pessoas desconhecem essa doença, então precisamos conscientizar pais, professores e alunos para a prevenção”. A ação contou com o apoio da coordenação da escola e da grande maioria dos pais que autorizaram os procedimentos necessários e receberam comunicado orientativo para prevenção da doença.

O evento foi coordenado por Fabiana Coelho da S. Alves, enfermeira da Gerência de Vigilância em Saúde/ERSBC/SES-MT , tendo como instrutora foi a Lourdes França T. de Campos.

 

Resultados alcançados:

Foram detectados vários casos de tracoma e tratados no mesmo dia. Outros agravos / doenças foram detectados e encaminhados para tratamento nas unidades de saúde, inclusive um caso de hanseníase. No prazo de 6 meses será feito o retorno para avaliação.


Profissionais que participaram do evento


1. Amanda Carolina Rizentel Pinto


2. Adriana Shizue Nakao (monitora)


3. Darléia Cristina Gross A. Nascimento


4. Eugenir Duarte


5. Lidiane Siqueira


6. Lourdes França Thomaz de Campos (Instrutora)


7. Marisbeth Cássia de Arruda


8. Nalzita Paixão Martins


9. Simonia Alves dos Santos


10. Simone Laura Rabelo (monitora)


11. Vicentina Maria da Costa Teixeira

2 comentários:

  1. A Escola Profª Hermelinda de Figueiredo agradece os profissionais da Saúde pelo carinho dispensado aos nossos alunos, durante o atendimento nos períodos matutino e vespertino.

    ResponderExcluir
  2. À toda equipe equipe da Escola Profª Hermelinda de Figueiredo nossos sinceros agradecimentos pela parceria.

    Obs.: Todos os casos detectados foram tratados e serão acompanhados monitorados por profissionais habilitados.

    Dulcilene Strobel

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário